Economia

Para Bernanke, economia ainda precisa de juro baixo

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, disse hoje que taxas de juro excepcionalmente baixas ainda são necessárias para dar suporte à economia norte-americana. No entanto, ele afirmou que Fed está pronto para apertar o crédito quando for necessário, para evitar a inflação. Durante sessão do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, disse hoje que taxas de juro excepcionalmente baixas ainda são necessárias para dar suporte à economia norte-americana. No entanto, ele afirmou que Fed está pronto para apertar o crédito quando for necessário, para evitar a inflação.

Durante sessão do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, ao descrever os passos que o Fed pode tomar para apertar o crédito, Bernanke reiterou que o banco está pronto para agir quando a economia mostrar-se forte o suficiente.

"A economia continua a exigir sustentação das políticas monetárias acomodatícias", afirmou Bernanke, segundo texto preparado para seu depoimento no comitê. "Entretanto, temos trabalhado para garantir que tenhamos os instrumentos para reverter, quando for o momento, o atualmente muito elevado grau de estímulo monetário".

Ele acrescentou que o Fed tem "total confiança" de que, quando chegar o momento, estará pronto para evitar o surgimento da inflação. O depoimento de Bernanke estava previsto originalmente para 10 de fevereiro, mas foi adiado em consequência da nevasca que atingiu Washington no mês passado. Embora Bernanke não tenha comparecido na Câmara em fevereiro, o texto de seu depoimento foi divulgado na ocasião. O texto de hoje é semelhante ao anterior. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBen BernankeEconomistasEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroPaíses ricosPersonalidades

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE