EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2009 às 16h16.
Portal EXAME - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirmou nesta terça-feira (10/03), em reunião com o Conselho de Relações Internacionais, que a regulamentação do sistema financeiro americano precisa ser reformulada a fim de evitar futuras crises. Bernanke acredita que mesmo com o rigoroso controle das medidas bancárias, a economia dos Estados Unidos não está totalmente protegida das intempéries da crise.
Segundo o presidente do Fed, as falhas do sistema de supervisão do governo e a gestão privada de risco ajudaram a precipitar a crise econômica, pois não garantiram que o fluxo de capital estrangeiro fosse investido com prudência. A consequência dos equívocos permitiu o crescimento descontrolado do mercado de crédito americano, gerando, assim, a atual contração global.
Bernanke chamou a atenção para o problema das grandes instituições financeiras que correm o risco de falência Os reguladores precisam acompanhar atentamente os riscos dessas empresas para evitar um colapso sistêmico da economia, diz.
Reforma
De acordo com Bernanke, as regras de contabilidade que regem o valor dos ativos de uma empresa devem ser alteradas. A luta dos bancos contra as dívidas hipotecárias ilustra as dificuldades com a contabilidade que não conseguiu evitar a queda nos preços das casas. As regras contábeis e as outros regulamentos financeiros não podem amplificar os altos e baixos no ciclo do mercado, afirmou Bernanke.
A importância da criação de uma autoridade para supervisionar e fiscalizar os riscos sistêmicos e políticos do país foi ressaltada por Bernanke. Além disso, as regras governamentais de negociação e pagamentos devem ser revistas para que o mercado financeiro obtenha um melhor desempenho sob estresse.
Outra implementação necessária seria a formação de uma equipe para estudar o mercado macroeconômico, levantando os sinais de bolha do mercado. Para Bernanke, ao evitar o acúmulo de riscos do sistema financeiro, a solidez do sistema melhoraria e evitaria possíveis choques adversos.