Economia

Belchior destaca 'caráter internacional' da inflação

Ministra do Planejamento destacou que consolidação fiscal e combate a inflação e a valorização do real são os principais desafios do governo

Miriam Belchior, ministra do Planejamento: consolidação fiscal contra a inflação (Marcello Casal Jr/ABr)

Miriam Belchior, ministra do Planejamento: consolidação fiscal contra a inflação (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2011 às 18h09.

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou hoje (26), durante audiência da Comissão Mista de Orçamento e das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Urbano da Câmara, o "caráter internacional" da inflação atual e apontou os três maiores desafios econômicos do governo para este ano: conter a inflação, combater a valorização do câmbio e consolidar as contas fiscais.

Na audiência, Miriam Belchior fez uma apresentação sobre o tema Perspectivas da Economia Brasileira e Mundial e usou os mesmos slides apresentados antes pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Segundo a ministra, na tentativa de enfrentar os problemas nacionais e internacionais, o governo federal propôs a consolidação fiscal. “A redução dos gastos públicos cumpre papel importante para abrir caminho para o controle da inflação e a redução de juros básicos. Estamos conseguindo, de fato, segurar gastos públicos”, disse ela.

Com a consolidação fiscal, o governo enfrenta o desafio de controlar a inflação. Para justificar o aumento que tem ocorrido na taxa de inflação, a ministra ressaltou que o problema ocorre em vários países emergentes. De acordo com a ministra, o avanço do índice de inflação no Brasil é proporcionalmente inferior de outros países.

"[É] fenômeno mundial, e não tivemos o mesmo impacto que outros [países] tiveram. É uma inflação de caráter internacional, que depende de medidas internacionais também, mas nós, aqui no Brasil, estamos atentos para impedir o contágio desse fator internacional na nossa economia, utilizando armas monetárias e fiscais”, afirmou.

Esta é a primeira vez que Miriam Belchior participa de audiência no Congresso Nacional como ministra do Planejamento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInflaçãoMinistério do PlanejamentoMiriam BelchiorPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs