Economia

BCE volta a elevar os juros em 0,25 ponto percentual e registra 9º aumento consecutivo

Taxa de depósito vai a 3,75%, maior patamar desde 2001

O aumento dos juros tem como objetivo combater a inflação, que permanece em patamares elevados, mas apresenta desaceleração (Ralph Orlowski/Reuters)

O aumento dos juros tem como objetivo combater a inflação, que permanece em patamares elevados, mas apresenta desaceleração (Ralph Orlowski/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de julho de 2023 às 10h12.

O Banco Central Europeu (BCE) deu continuidade ao seu processo de aperto monetário nesta quinta-feira ao elevar os juros em 0,25 ponto percentual. É o nono aumento consecutivo das taxas.

Com a decisão, as taxas de empréstimo, refinanciamento e depósito ficaram em 4,50%, 4,25% e 3,75% anuais, respectivamente. O patamar da taxa de depósito é o mais alto desde maio de 2001.

O aumento dos juros tem como objetivo combater a inflação, que permanece em patamares elevados, mas apresenta desaceleração.

CPI da zona do Euro

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro ficou em 5,5% em maio, segundo dados preliminares do escritório de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat. O número segue distante da meta de 2% do BCE.

No comunicado, os membros do BCE afirmam que a inflação continua a cair, mas ainda se espera que permaneça alta por muito tempo. Eles reafirmam que o banco está determinado a garantir que a inflação retorne à sua meta de médio prazo em tempo hábil.

"Os desenvolvimentos desde a última reunião sustentam a expectativa de que a inflação cairá ainda mais no restante do ano, mas permanecerá acima da meta por um período prolongado. Embora algumas medidas mostrem sinais de flexibilização, a inflação subjacente permanece alta em geral", destacam.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Acompanhe tudo sobre:BCEJuroseconomia-internacional

Mais de Economia

Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifas de Trump

Após reunião sem acordo, Haddad fala em 'solução rápida' para o IOF

Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF