Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, anunciou nesta semana a recompra ilimitada de títulos públicos (Alex Domanski/Reuters)
Da Redação
Publicado em 7 de setembro de 2012 às 14h11.
BRUXELAS - O Banco Central Europeu terá total poder de supervisão sobre todos os bancos na zona do euro a partir de primeiro de janeiro de 2014, prevê uma proposta da Comissão Europeia que o jornal italiano Il Sole 24 Ore publicou nesta sexta-feira.
"O BCE será capaz de realizar funções de supervisão em relação a todos os bancos", membros da CE escreveram na proposta, que teve cópia publicada na Internet.
"A segurança e a solidez dos grandes bancos são essenciais para garantir a estabilidade do sistema financeiro. No entanto, experiências recentes nos mostraram que os bancos menores também podem representar uma ameaça à estabilidade financeira", afirmaram.
A Alemanha, no entanto, acredita que o BCE deveria somente supervisionar os bancos mais importantes, alegando que muita responsabilidade pode acabar prejudicando o poder de monitoramento do BCE.
Pelo projeto, a regulação entraria em vigor no máximo até primeiro de janeiro de 2014, após um ano de período de adaptação.