Economia

BCE não irá responder a episódios temporários na inflação, diz Lagarde

Presidente do BCE afirmou que autoridades vão avaliar o aumento da inflação neste ano e que ela se deve principalmente a fatores isolados

Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. (Olivier Matthys/Reuters)

Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. (Olivier Matthys/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de março de 2021 às 08h01.

Última atualização em 18 de março de 2021 às 08h01.

O Banco Central Europeu não irá responder a episódios temporários na inflação e vai impedir a alta dos rendimentos se eles se anteciparem à recuperação econômica, disse nesta quinta-feira a presidente do BCE, Christine Lagarde.

Repetindo a orientação do banco, Lagarde disse que as compras de títulos do BCE serão realizadas para garantir condições de financiamento "favoráveis" e que as autoridades vão avaliar o aumento da inflação neste ano já que ela se deve principalmente a fatores isolados.

Lagarde acrescentou que a Europa deve registrar um impulso modesto com o pacote de estímulo fiscal nos Estados Unidos, mas que implementar suas próprias medidas, já definidas no ano passado, é determinante para a recuperação.

Exportações e importações

As exportações da zona do euro caíram 2,8% em janeiro ante dezembro de 2020, enquanto as importações diminuíram 1,3% no período, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia. Já o superávit da balança comercial da zona do euro diminuiu de 27,5 bilhões de euros em dezembro para 24,2 bilhões de euros em janeiro, também no cálculo com ajustes sazonais.

Acompanhe tudo sobre:BCEInflaçãoUnião Europeia

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos