Economia

BCE mantém liquidez de emergência para bancos gregos

A decisão do Conselho do BCE respondeu a um pedido de aumento da provisão urgente de liquidez feita ontem pelo banco central grego


	A decisão do Conselho do BCE respondeu a um pedido de aumento da provisão urgente de liquidez feita ontem pelo banco central grego
 (unkas_photo/ThinkStock)

A decisão do Conselho do BCE respondeu a um pedido de aumento da provisão urgente de liquidez feita ontem pelo banco central grego (unkas_photo/ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 14h37.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quarta-feira a quantidade de liquidez de emergência máxima que os bancos gregos podem pedir ao Banco da Grécia em 89 bilhões de euros, disse à Agência Efe uma fonte próxima da negociação.

A decisão do Conselho do BCE, que se reuniu no começo da tarde por teleconferência, respondeu a um pedido de aumento da provisão urgente de liquidez feita ontem pelo banco central grego, acrescentou a fonte.

As agências bancárias gregas permanecerão fechadas até amanhã, quando completarão dez dias sem abrir. Esse período criou na Grécia muitos problemas no funcionamento da indústria e do comércio, que têm uma forte dependência das importações.

O BCE informou na segunda-feira que vai aplicar maiores cortes de valor aos ativos que os bancos gregos apresentarem ao Banco da Grécia como garantia para receber os empréstimos. A instituição continua ajudando os bancos gregos para que não quebrem, mas, deste modo, aumentou a pressão sobre o governo grego para que chegue a um acordo com seus parceiros europeus.

Acompanhe tudo sobre:BancosBCECrise gregaEuropaFinançasGréciaPiigs

Mais de Economia

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

Lula se reúne com ministros no Alvorada para tratar sobre INSS e CPMI

Zanin vota para permitir mais 2 anos de novas adesões a acordo por perdas de planos econômicos

Desemprego sobe em 12 estados do Brasil no primeiro trimestre do ano