Economia

BCE garante liquidez aos bancos cipriotas até segunda-feira

A solvência das instituições financeiras cipriotas ficará em interdição se não for definido em breve um programa de ajuda para o Chipre


	Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu: o BCE só pode proporcionar liquidez a institutos de crédito solventes, mas o Chipre espera alcançar hoje um acordo para sair da crise
 (REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu: o BCE só pode proporcionar liquidez a institutos de crédito solventes, mas o Chipre espera alcançar hoje um acordo para sair da crise (REUTERS/Kai Pfaffenbach)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2013 às 07h11.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) garante a liquidez de emergência aos bancos do Chipre até a próxima segunda-feira, já que não está assegurada a solvência das instituições de crédito afetadas sem um programa de ajuda.

O BCE informou hoje que a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla em inglês) só pode ser considerada se existir um programa de auxílio da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) que assegure a solvência dos bancos afetados.

A solvência das instituições financeiras cipriotas ficará em interdição se não for definido em breve um programa de ajuda para o Chipre a fim de recapitalizar o seu setor bancário.

O BCE só pode proporcionar liquidez a institutos de crédito solventes, mas as autoridades do Chipre esperam alcançar hoje um acordo para sair da crise.

Na terça-feira, o Parlamento cipriota rejeitou por grande maioria o imposto sobre os depósitos privados, proposta apresentada pelo Eurogrupo, apesar de o Governo ter apresentado uma versão suavizada, que deixava isentas as quantias inferiores a 20 mil euros.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje que o Chipre, em sua atual situação, é 'definitivamente' um risco sistemático que se soma às preocupações atuais sobre a estabilidade na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:BancosBCEChipreFinanças

Mais de Economia

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária

INSS: Ministério Público Federal recomenda que cidadãos vulneráveis sejam ressarcidos em 30 dias

Economia da Argentina cai 1,8% na comparação mensal — mas cresce 5,6% na variação anual