Economia

BCE deixa inalteradas taxas de juros e orientação futura

A decisão de deixar inalterada a política monetária era esperada por quase todos os 71 analistas consultados pela Reuters

BCE: o BCE acrescentou que continua a esperar que suas taxas de juros permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos (Bloomberg)

BCE: o BCE acrescentou que continua a esperar que suas taxas de juros permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos (Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 10h09.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juros como esperado nesta quinta-feira e deixou inalterado os principais parâmetros de seu plano de compra de ativos 1,74 trilhão de euros, conforme tenta elevar o crescimento e a inflação.

A decisão de deixar inalterada a política monetária era esperada por quase todos os 71 analistas consultados pela Reuters, mesmo que a grande maioria deles ainda espere que o BCE prorrogue seu programa de compra de títulos na próxima reunião do Conselho do BCE em dezembro.

O BCE manteve nesta quinta-feira sua taxa de depósito em -0,40 por cento, e a de refinanciamento em 0 por cento. Também deixou em 0,25 por cento a taxa de empréstimo.

Repetindo a orientação futura, o BCE acrescentou que continua a esperar que suas taxas de juros permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos por um período prolongado de tempo, e bem além do horizonte das compras de ativos.

Acompanhe tudo sobre:BancosBCEEuropaInflaçãoJuros

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'