Economia

BCE comprará 60 bi de euros em títulos por mês até set/2016

Banco está lançando programa com o objetivo de impulsionar a vacilante economia da zona do euro


	Mario Draghi: "elas (as compras) devem ser realizadas até o final de setembro de 2016 e serão conduzidas, em qualquer caso, até vermos um ajuste sustentável no ritmo da inflação."
 (Ciro de Luca/AFP)

Mario Draghi: "elas (as compras) devem ser realizadas até o final de setembro de 2016 e serão conduzidas, em qualquer caso, até vermos um ajuste sustentável no ritmo da inflação." (Ciro de Luca/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 11h23.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira iniciar um programa de quantitative easing (QE) que o levará a imprimir dinheiro para comprar até 60 bilhões de euros em bônus partir de março até o final de setembro de 2016. O dinheiro incluirá parte de programas já existentes. Países sob pacotes de resgate, como a Grécia, serão incluídos mas com critérios adicionais.

O BCE está lançando seu programa com o objetivo de impulsionar a vacilante economia da zona do euro, onde a variação dos preços ao consumidor se tornou negativa, a 0,2 por cento, muito longe da meta do banco de inflação abaixo mas perto de 2 por cento.

"Sob o programa expandido as compras combinadas de títulos públicos e privados somará até 60 bilhões de euros", disse o presidente do BCE, Mario Draghi, em uma entrevista coletiva.

"Elas (as compras) devem ser realizadas até o final de setembro de 2016 e serão conduzidas, em qualquer caso, até vermos um ajuste sustentável no ritmo da inflação."

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Alckmin recebe principal representante da embaixada dos EUA no Brasil um dia após início do tarifaço

Com Pix, brasileiros economizam R$ 107 bilhões em cinco anos, diz estudo

Câmara aprova MP que permite pagamento extra a servidores para reduzir fila de 2 milhões do INSS

Emprego com carteira assinada cresce 22,9% no Paraná desde 2020 — no maior ritmo do país