Economia

BC volta a defender programa de swap cambial

"O programa de swap é importante, porque oferta hedge cambial para a economia como um todo. Tem atingido empresas e investidores internacionais",disse Meirelles


	Diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles: "O programa de swap é importante, porque oferta hedge cambial para a economia como um todo. Tem atingido empresas e investidores internacionais"
 (Gary Cameron/Reuters)

Diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles: "O programa de swap é importante, porque oferta hedge cambial para a economia como um todo. Tem atingido empresas e investidores internacionais" (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 14h47.

Brasília - O diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, foi mais um porta-voz da instituição a fazer nesta quinta-feira, 01, uma forte defesa do programa de swaps cambiais que a instituição tem feito para tentar conter a volatilidade do dólar.

Ele foi questionado a respeito da efetividade da atuação do BC por meio dessa ferramenta, considerando que houve aumento do endividamento das empresas no exterior no primeiro semestre, conforme informou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado hoje.

"O programa de swap é extremamente importante, porque oferta hedge cambial para a economia como um todo. Tem atingido empresas e investidores internacionais", disse.

"O programa visa a proporcionar hedge para a economia em momentos de volatilidade, estresse, ajuste. O programa tem funcionado bem", defendeu.

O diretor disse ainda que os swaps têm permitido reduzir o risco de descasamento de ativos tanto de empresas brasileiras quanto de investidores no Brasil.

"O programa é bem-sucedido e oportuno e tem como lastro as reservas internacionais. Então, dá credibilidade às reservas", mencionou.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedasMercado financeiroBanco Central

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos