Economia

BC vê inflação no centro da meta só no 3º tri de 2013

Subir a taxa de juros para equilibrar a inflação nesse ano “não faria sentido”, segundo diretor


	Carlos Hamilton Araújo: BC defende que, se não fosse o choque no mercado de grãos (EUA), a inflação atingiria o centro da meta em 2012
 (Divulgação/Banco Central)

Carlos Hamilton Araújo: BC defende que, se não fosse o choque no mercado de grãos (EUA), a inflação atingiria o centro da meta em 2012 (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 16h14.

São Paulo – O Banco Central projeta que a inflação chegará ao centro da meta (4,5%) no terceiro trimestre de 2013 – para, na sequência, voltar a subir. O relatório trimestral anterior, divulgado em junho, indicava que a inflação iria convergir para a meta ainda em 2012 (chegaria a 4,7%, sendo 4,5% a meta). “Tivemos o problema da seca nos Estados Unidos que impactou a inflação no curtíssimo prazo”, disse Carlos Hamilton Araújo, diretor de Política Econômica do BC, durante a apresentação do relatório.

O Banco Central defende que, se não fosse o choque no mercado de grãos (em decorrência da seca nos Estados Unidos), a inflação iria convergir para a meta em 2012.  “Esse choque no mercado de commodities que, por natureza são eventos imprevistos, desviaram a inflação, no nosso ver, dessa trajetória de declínio”, disse Hamilton.

Em março de 2011, o Banco Central dizia que a inflação iria convergir para o centro da meta no final de 2012. Na época, o Brasil enfrentava a fase final de um choque de commodities que começou em meados de 2010 e elevou o preço de algumas commodities, segundo o diretor. “Em março do ano passado entendíamos que o custo de levar a inflação para 4,5% em 2011 ainda seria muito elevado”, disse.

O BC também considerou elevado o custo de levar a inflação para o centro da meta em 2012, segundo o diretor. Para Hamilton, como o aumento nos preços de commodities agrícolas (em decorrência da seca nos EUA) refletiu no Brasil no terceiro trimestre, não faria sentido tentar levar a inflação para a meta, tendo em vista as defasagens da política monetária, ou seja, que uma ação tomada agora não teria impactos imediatos. Considerando essa defasagem, subir a taxa de juros para equilibrar a inflação nesse ano também “não faria sentido”, segundo o diretor.

2013

O relatório trimestral de inflação, divulgado hoje, indica que o BC espera uma inflação de 5,2% em 2012 – ou seja, 0,5 p.p. maior que a projetada no relatório de junho. No cenário de referência (considerando selic e câmbio nos patamares atuais), a projeção para o primeiro trimestre de 2013 é de inflação ainda em 5,2%, caindo para 5,1% no segundo e 4,6% no terceiro, mas subindo para 4,9% no quarto trimestre. A projeção para o primeiro trimestre de 2014 é de 5,2%, seguido de 5,1% no segundo e terceiro.


O BC acredita que o choque no preço das commodities tende a ser revertido, na medida que as condições climáticas nos Estados Unidos se normalizarem, assim como a produção de grãos. “Na medida que a produção de grãos voltar à normalidade, é razoável esperar que isso repercuta nos preços no sentido contrário”, disse o diretor.

Além desse fator, contribuirão para a queda da inflação em 2013, segundo Hamilton, o menor crescimento do salário mínimo brasileiro no próximo ano em relação a 2012 e a diminuição no custo da energia elétrica no país - o impacto dessa medida poderia chegar a 0,50 ponto percentual, de acordo com o diretor.

Câmbio

Para Hamilton, a desvalorização do real desde agosto de 2011 exerceu algum impacto sobre a inflação. Do final de agosto de 2011 até o início de setembro de 2012, a depreciação do câmbio nominal foi de 25% a 30%, segundo o BC.

“Acredito que é pouco provável que nos próximos 12 meses tenhamos uma repetição desse movimento”, disse Hamilton. Para o diretor, boa parte desse efeito da depreciação cambial já foi incorporado.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioMercado financeiroInflaçãoBanco CentralJuros

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis