Economia

BC suspende pagamento por WhatsApp e diz que operação requer aval prévio

Banco determinou que Visa e Mastercard suspendam uso do app para permitir que a autarquia avalie riscos do novo modelo de pagamentos

Whatsapp: aplicativo anunciou há alguns dias a possibilidade de pagamento pela plataforma (SOPA Images/Getty Images)

Whatsapp: aplicativo anunciou há alguns dias a possibilidade de pagamento pela plataforma (SOPA Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 23 de junho de 2020 às 19h07.

O Banco Central anunciou nesta terça-feira que determinou que Visa e Mastercard suspendam o uso do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências, para permitir que a autarquia avalie eventuais riscos ao funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", afirmou o BC em nota.

"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", disse a autarquia, acrescentando que a continuidade das operações sem autorização sujeitará os envolvidos a multa e processo administrativo sancionador.

Na semana passada, o Facebook, dono do WhatsApp, anunciou parceria com instituições financeiras no país para execução de pagamentos por meio do aplicativo.

Acompanhe tudo sobre:Banco Centralmeios-de-pagamentoWhatsApp

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE