Economia

BC reduz oferta e sinaliza menor rolagem de swaps cambiais

O Banco Central anunciou uma redução na oferta de contratos de swap cambial tradicional em leilão para rolagem do lote que vence em 3 de agosto


	Sede do Banco Central: BC anunciou que serão ofertados em leilão na sexta-feira até 6 mil contratos
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Sede do Banco Central: BC anunciou que serão ofertados em leilão na sexta-feira até 6 mil contratos (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2015 às 20h42.

São Paulo - O Banco Central anunciou nesta quinta-feira uma redução na oferta de contratos de swap cambial tradicional em leilão para rolagem do lote que vence em 3 de agosto, sinalizando uma diminuição no ritmo de intervenção no mercado de câmbio.

Em comunicado, o BC anunciou que serão ofertados em leilão na sexta-feira até 6 mil contratos, ante 7,1 mil contratos de swap cambial que foram ofertados nos dois primeiros dias úteis do mês. Os contratos ofertados serão para 1º de julho de 2016 e 1º de novembro de 2016. O leilão ocorrerá entre 11h30 e 11h40, e o resultado será divulgado a partir das 11h50.

Nos dois primeiros leilões do mês, o BC rolou o equivalente a 696 milhões de dólares, ou cerca de 7 por cento do lote de agosto, que corresponde a 10,675 bilhões de dólares.

Se mantiver a oferta de até 6 mil contratos por dia até o penúltimo dia útil do mês, como de praxe, irá rolar o equivalente a mais 5,7 bilhões de dólares, totalizando 6,396 bilhões de dólares, ou cerca de 60 por cento do lote total.

Na segunda-feira, o BC havia anunciado que ofertaria até 6,8 mil contratos no primeiro leilão para rolagem dos vencimentos de agosto. No dia seguinte, no entanto, a autoridade monetária aumentou a oferta para 7,1 mil contratos para ajustar as ofertas ao feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo, no qual a BMF&Bovespa não abrirá.

Caso o BC tivesse mantido a oferta de 7,1 mil contratos por dia até o penúltimo dia útil do mês, a autoridade monetária rolaria cerca de 70 por cento dos contratos que vencem em agosto, proporção aproximadamente igual à rolagem dos swaps para julho.

A moeda norte-americana acumulou queda de 2,46 por cento ante o real em junho, apesar de duas reduções na rolagem ao longo do mês. No ano, até esta quinta-feira, no entanto, a divisa norte-americana tem alta de 16,5 por cento.

A expectativa do mercado é de que as rolagens diminuam cada vez mais, com o BC aproveitando ocasiões de mais tranquilidade nos mercados de câmbio para reduzir o estoque de swaps.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCâmbioDólarMercado financeiroMoedas

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto