Economia

País tem capitalização e provisionamento adequados, diz BC

Para o Banco Central, a economia brasileira está preparada para enfrentar uma deterioração do cenário internacional

Informação foi dada pelo diretor de Fiscalização do BC, Anthero de Moraes Meirelles (Divulgação/Banco Central)

Informação foi dada pelo diretor de Fiscalização do BC, Anthero de Moraes Meirelles (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 12h27.

São Paulo - O diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, afirmou que o cenário da economia internacional, especialmente relativo às economias maduras, se tornou "muito incerto e perigoso." Segundo ele, há um espaço muito reduzido para ampliação de gastos fiscais e esgotamento dos instrumentos tradicionais de política monetária. "Vemos sobretudo os países das economias maduras, com taxas de juros nominais muito próximas de zero e taxas reais negativas", comentou, no encerramento do primeiro Congresso Internacional de Gestão de Riscos, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo o diretor do BC, a queda dos preços de ativos financeiros pelo mundo contribuiu para reduzir a confiança dos agentes econômicos, o que deteriorou ainda mais as expectativas de crescimento dos países avançados. "E não está descartado um processo de recessão", comentou, referindo-se àquele grupo de nações. "Mas a economia brasileira e seu sistema financeiro estão muito bem preparados para enfrentar essa recente deterioração do cenário internacional, e mesmo o agravamento desse quadro", frisou.

"O regime de câmbio flutuante constitui uma primeira linha de proteção e também podemos citar outras medidas adotadas (pelo governo), num contexto de grande liquidez e forte ingresso de recursos (no país)", disse. "Eu citaria a redução da exposição cambial vendida dos bancos, medidas para reduzir capitais de curto prazo e ampliar o ingresso de capitais de longo prazo, sobretudo o investimento estrangeiro direto", disse. Ele também afirmou que outro elemento positivo da economia brasileira é ter "colchões de liquidez bastante robustos", maiores do que os registrados em 2008, como mais de R$ 430 bilhões em depósitos compulsórios dos bancos comerciais junto ao BC e reservas cambiais no patamar de US$ 350 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilCâmbioMercado financeiroCrise econômicaCrises em empresasBanco CentralCâmbio flutuante

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis