Economia

BC do Japão pede que governo respeite sua independência

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do Banco do Japão defendeu-se da pressão política para fazer mais contra a deflação, dizendo que o governo deveria respeitar a independência do banco central se quiser evitar inquietar os mercados financeiros. O ministro das Finanças, Naoto Kan, aprofundou a pressão sobre o BC nesta semana, dizendo que uma inflação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2010 às 17h06.

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do Banco do Japão defendeu-se da pressão política para fazer mais contra a deflação, dizendo que o governo deveria respeitar a independência do banco central se quiser evitar inquietar os mercados financeiros.

Mas o chefe do BC, Masaaki Shirakawa, descartou nesta quinta-feira adotar uma política de meta de inflação, dizendo que focar pressões de preços de curto prazo pode evitar um crescimento sustentável.

O governo tem contado com o BC para dar suporte à frágil economia, mesmo em um momento em que autoridades monetárias em todo o mundo falam em retirar os estímulos econômicos fornecidos durante a crise financeira mundial.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInflaçãoJapãoPaíses ricosPolítica

Mais de Economia

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês

Rui Costa diz que pacote de corte de gastos não vai atingir despesas com saúde e educação