Economia

BC Europeu detecta déficit de capital de 25 bi de euros

Um déficit de capital de 25 bilhões e o ajuste do valor anunciado implica um impacto de 62 milhões de euros nos bancos, segundo o BCE


	BCE: déficit de capital de 25 bilhões e o ajuste do valor anunciado implica um impacto de 62 milhões de euros nos bancos
 (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

BCE: déficit de capital de 25 bilhões e o ajuste do valor anunciado implica um impacto de 62 milhões de euros nos bancos (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 11h04.

Frankfurt (Alemanha) - Provas de solvência realizadas pelo Banco Central Europeu (BCE) detectaram um déficit de capital de 25 bilhões de euros em 25 instituições financeiras da região, das quais 12 delas já resolveram o problema com o incremento de 15 bilhões de euros neste ano.

O BCE informou neste domingo que o valor dos ativos dos bancos deve ser ajustado em 48 bilhões de euros, dos quais 37 bilhões de euros não geram déficit de capital.

A entidade monetária assumirá a partir de 4 de novembro a supervisão unificada direta de 128 bancos da zona do euro, mas antes fez esse exercício de avaliação sobre a base dos balanços finais de 2013. Foi feita uma revisão da qualidade dos ativos e um teste de estresse.

Um déficit de capital de 25 bilhões e o ajuste do valor anunciado implica um impacto de 62 milhões de euros nos bancos, segundo o BCE.

O vice-presidente do BCE, Vítor Constacio, disse que "esse exercício único e rigoroso é um marco na preparação do Mecanismo Único de Supervisão, que será completamente operacional em novembro".

Constancio se mostrou confiante que essa revisão sem precedentes das posições dos bancos contribuirá para melhorar a confiança pública.

"Identificar os problemas e riscos ajudará a reparar os balanços e a fazer bancos mais resistentes e robustos. Isso deverá facilitar o empréstimo na Europa, o que contribuirá com o crescimento econômico", disse o vice-presidente.

Dos 25 bancos que não foram "aprovados" nas provas de solvência, nove são italianos, três gregos, três cipriotas, dois belgas e dois eslovenos. Além deles há também um na Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Áustria e Portugal, respectivamente.

No total, esses bancos devem se capitalizar em 9,47 bilhões de euros, segundo o BCE. Eles terão que apresentar nas próximas duas semanas seus planos para realizar a operação e terão nove meses para cobrir o déficit.

Os 128 bancos examinados apresentaram ativos no valor de 22 trilhões de euros, que representam 82% do total na zona do euro. EFE

Acompanhe tudo sobre:BancosBCEFinanças

Mais de Economia

Investimento direto da China no exterior cresce 10,5% e atinge US$ 140 bilhões em 2024

Banco Central da China injeta US$ 158 bilhões antes do Ano Novo Chinês

FMI alerta para produtividade 'decepcionante' da economia global com exceção dos EUA