Economia

BC do Japão surpreende ao elevar compra de títulos

Ação acontece dois dias depois de o banco central também ter surpreendido os mercados ao deixar de lado uma compra de vencimentos mais curtos

Banco do Japão: queda do rendimento dos títulos ajudou a reduzir o iene em cerca de 0,5 por cento contra o dólar, para 115,11 ienes por dólar (Arquivo/AFP)

Banco do Japão: queda do rendimento dos títulos ajudou a reduzir o iene em cerca de 0,5 por cento contra o dólar, para 115,11 ienes por dólar (Arquivo/AFP)

R

Reuters

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 08h35.

Tóquio - O banco central do Japão surpreendeu o mercado de títulos nesta sexta-feira ao elevar as compras de bônus de cinco a 10 anos, ajudando a reduzir os rendimentos das máximas de 11 meses atingidas nesta semana.

O movimento acontece apenas dois dias depois de o banco central também ter surpreendido os mercados ao deixar de lado uma compra de vencimentos mais curtos, provocando alta dos rendimentos e ampliando os rumores de que o Banco do Japão pode estar se preparando para reduzir seu forte estímulo.

O rendimento do título de 10 anos caiu 0,1 ponto percentual, para 0,075 por cento. Na quinta-feira ele havia subido para 0,090 por cento, segundo nível mais alto após a marca de 0,100 por cento atingida em meados de dezembro, desde que o banco central adotou seu "controle da curva de rendimento" para manter o rendimento do bônus de 10 anos em torno de zero.

A queda do rendimento dos títulos ajudou a reduzir o iene em cerca de 0,5 por cento contra o dólar, para 115,11 ienes por dólar.

Acompanhe tudo sobre:GovernoJapão

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'