Economia

BC da Rússia corta taxa básica de juros em 1%

O banco central prevê que a inflação anual no país caia para 9% em março de 2016 e caminhe para a meta de 4% em 2017


	Rússia: banco central prevê que a inflação anual no país caia para 9% em março de 2016 e caminhe para a meta de 4% em 2017
 (Alexander Nemenov/AFP)

Rússia: banco central prevê que a inflação anual no país caia para 9% em março de 2016 e caminhe para a meta de 4% em 2017 (Alexander Nemenov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 08h57.

São Paulo - O Banco Central da Rússia cortou a taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, de 15% para 14%, e destacou que "os riscos ainda estão inclinados a um esfriamento mais significativo da economia".

A taxa de recompra passou de 16% para 15% e a taxa de depósitos diminuiu de 14% para 13%.

"Essa decisão vai contribuir para a redução dos riscos sem impor ameaça adicional de pressão inflacionária mais alta", afirmou a instituição em comunicado.

O banco central prevê que a inflação anual no país caia para 9% em março de 2016 e caminhe para a meta de 4% em 2017. "À medida que os riscos de inflação diminuírem, o Banco da Rússia estará pronto para continuar cortando a taxa básica", diz o comunicado.

A inflação anual está em 16,7% no país e, segundo o banco central, é gerada principalmente por fatores ligados à oferta, como a depreciação do rublo e as restrições ao comércio exterior - relacionadas às sanções impostas à Rússia por governos do Ocidente em razão do conflito na Ucrânia. "Esse impacto é de curto prazo e será exaurido antes do fim de 2015", afirmou a instituição. A próxima reunião do Banco Central da Rússia está marcada para 30 de abril.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaJurosRússia

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China