Economia

BC da Nova Zelândia eleva taxa de juro a 3%

Instituição anunciou um aumento de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros, elevação pelo segundo mês consecutivo


	Um homem segura a bandeira da Nova Zelândia: elevação ocorre na medida em que a expansão econômica do país ganha força e as pressões inflacionárias crescem
 (Marty)

Um homem segura a bandeira da Nova Zelândia: elevação ocorre na medida em que a expansão econômica do país ganha força e as pressões inflacionárias crescem (Marty)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 21h52.

Wellington - O Banco Central da Nova Zelândia elevou a taxa de juros pelo segundo mês consecutivo, na medida em que a expansão econômica do país ganha força e as pressões inflacionárias crescem. A instituição anunciou um aumento de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros, para 3,00%.

"Neste cenário, é importante que as expectativas de inflação continuem contidas. Para alcançar isso, é necessário subir os juros para um nível no qual eles não somem mais à demanda", disse o presidente do banco, Graeme Wheeler, em comunicado divulgado após a decisão.

Ele destacou, porém, que o ritmo do aperto monetário "vai depender de dados econômicos e da nossa contínua avaliação das emergentes pressões inflacionárias".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosNova ZelândiaJurosPolítica monetária

Mais de Economia

Governo detalha congelamento de R$ 7,7 bi no Orçamento de 2025

Correios registram prejuízo acumulado de R$ 6 bilhões no ano até setembro

Aneel anuncia bandeira amarela nas contas de energia em dezembro

Taxa de desemprego cai para 5,4% em outubro, a menor da série histórica