Economia

BC da Coreia do Sul rebaixa previsão de crescimento a 3,1%

Redução de 0,3% ocorre depois de a entidade já ter revisado para baixo em janeiro sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto


	Coreia do Sul: redução de 0,3% ocorre depois de o BC já ter revisado para baixo em janeiro sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto
 (Marlo Sanchez Prada/Flickr/Creative Commons)

Coreia do Sul: redução de 0,3% ocorre depois de o BC já ter revisado para baixo em janeiro sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (Marlo Sanchez Prada/Flickr/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2015 às 11h53.

Seul - O Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês, o banco central do país) reduziu nesta quinta-feira para 3,1% a previsão de crescimento da economia em 2015, destacando o efeito negativo da recente queda dos preços do petróleo.

A redução de 0,3% ocorre depois de a entidade já ter revisado para baixo em janeiro sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) sul-coreano neste ano (de 3,8% para 3,4%).

O BoK também rebaixou de 1,9% para 0,9% a previsão da inflação no país em 2015, o que alimenta um temor cada vez mais generalizado entre os analistas de que a quarta maior economia da Ásia passará em breve por um cenário de deflação.

A revisão, que também já tinha ocorrido em janeiro (de 2,4% para 1,9%), foi motivada por causa da forte queda dos preços do petróleo.

O governador do BoK, Lee Ju-yeol, também atribuiu, em declarações à agência "Yonhap", o corte ao frágil crescimento da economia sul-coreana no quarto trimestre de 2014.

O PIB do país expandiu 0,3% entre outubro e dezembro do ano passado, o menor ritmo de crescimento em dois anos.

O Comitê de Política Monetária do Bok afirmou em um texto divulgado após o término da reunião que prevê "que a economia doméstica mostre uma tendência de recuperação moderada no futuro", embora essa situação negativa "possa se prolongar por um período considerável".

Por outro lado, a entidade decidiu manter em 1,75% a taxa básica de juros do país, nível mínimo histórico.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBCoreia do Sul

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas