Economia

BC da Coreia do Sul mantém taxa de juros inalterada

BoK manteve sua taxa em 2,50% em meio a cautela em relação à recuperação econômica do país


	Vitrines de lojas de luxo na Coréia do Sul: mercado espera que o banco central sul-coreano mantenha as taxa de juros inalteradas até o primeiro trimestre de 2014
 (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Vitrines de lojas de luxo na Coréia do Sul: mercado espera que o banco central sul-coreano mantenha as taxa de juros inalteradas até o primeiro trimestre de 2014 (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 23h29.

Seul - O Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês) manteve sua taxa básica de juro inalterada em 2,50% pelo quinto mês consecutivo, em meio a cautela em relação à recuperação econômica do país.

Os 15 analistas de mercado consultados pela Dow Jones Newswires esperavam que o BoK mantivesse a taxa básica de juros inalterada em outubro. A última alteração ocorreu em maio, quando o BoK reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, com o objetivo de estimular o crescimento da quarta maior economia da Ásia.

O mercado espera que o banco central sul-coreano mantenha as taxa de juros inalteradas até o primeiro trimestre de 2014. A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos e as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) comece a reduzir o seu programa de estímulos representam riscos para a economia da Coreia do Sul, já que poderiam tirar a liquidez dos mercados emergentes.

Os dados mais recentes do governo mostraram que as exportações da Coreia do Sul recuaram 1,5% em setembro ante o mesmo período do ano anterior. O índice de atividade manufatureira sinalizou que a produção no país se aproximou de um desempenho expansionista no mês passado.

O BoK deve reduzir a sua previsão de crescimento para 2014. Atualmente, o BC sul-coreano prevê que o produto interno bruto (PIB) do país cresça 2,8% em 2013 e 4% em 2014.

Na terça-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a sua previsão de crescimento da Coreia do Sul em 2014 de 3,9% para 3,7%. O FMI manteve a mesma previsão de crescimento de 2,8% para este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulJurosPolítica monetária

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos