Economia

BC chinês promete política monetária 'precisa e enérgica' para impulsionar economia do país

O banco central chinês reiterou ainda o compromisso de manter a liquidez razoavelmente ampla e manter a expansão estável do crédito para a economia

As declarações constam de comunicado divulgado após a reunião de política monetária do terceiro trimestre (Pier Marco Tacca/Getty Images)

As declarações constam de comunicado divulgado após a reunião de política monetária do terceiro trimestre (Pier Marco Tacca/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 27 de setembro de 2023 às 08h34.

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) informou nesta quarta-feira, 27, que deve intensificar o apoio à economia do país, que, segundo a autoridade monetária, enfrenta graves desafios externos e o enfraquecimento da demanda interna. O banco central chinês disse também que tornaria a política monetária "precisa e enérgica" com o propósito de expandir a demanda e aumentar a confiança da economia.

As declarações constam de comunicado divulgado após a reunião de política monetária do terceiro trimestre, na segunda-feira, 25.

Redução das taxas de hipoteca

As medidas anunciadas pelo PBoC incluem a redução de pagamentos iniciais e das taxas de hipoteca para compradores de casas, como parte do esforço de Pequim para apoiar o mercado imobiliário, que está em queda.

O banco central chinês reiterou ainda o compromisso de manter a liquidez razoavelmente ampla e manter a expansão estável do crédito para a economia.

A autoridade monetária informou que vai orientar os bancos a reduzir os custos de financiamento para empresas e famílias, ao mesmo tempo que apoiaria os credores na reposição de capital.

O PBoC disse ainda que intensificaria esforços para apoiar o investimento privado. A autoridade reiterou que pretende manter o yuan estável e evitar riscos de ultrapassagem cambial. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPolítica monetária

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo