Barroso destacou que a Grécia deve cumprir seus compromissos para permanecer no bloco (Frederick Florin/AFP)
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2012 às 08h32.
Estrasburgo - O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Barroso, propôs nesta quarta-feira uma "federação de Estados nacionais" europeia, como a chave da união política do continente, durante um discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo.
"Não tenhamos medo: precisamos seguir para uma federação de Estados nacionais", afirmou no esperado discurso sobre o estado da União.
O presidente do Executivo comunitário admitiu que as "respostas dadas até agora não convenceram nem os cidadãos nem os mercados".
"Precisamos de um novo rumo", completou.
O discurso aconteceu em um dia chave, no qual a Corte Constitucional da Alemanha deu aval para o fundo de resgate europeu e em que a Holanda celebra eleições legislativas.
Além disso, a CE apresenta a proposta de uma supervisão bancária única para a zona do euro, o primeiro passo para o ambicioso projeto de união bancária, com o qual pretende cortar definitivamente a dependência do setor financeiro e da dívida soberana.
No mesmo discurso, Barroso destacou que se a Grécia cumprir com seus compromissos de reformas e ajustes, permanecerá na Eurozona.