Economia

Barbosa dá prazo para definir limites de empréstimos

O ministro da Fazenda prometeu definir até o fim da semana os limites para liberar empréstimos de bancos e organismos a Estados e municípios


	Nelson Barbosa: ministro prometeu também estudar o pleito apresentado por eles de alongamento dos prazo de pagamento da dívida dos entes com a União
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Nelson Barbosa: ministro prometeu também estudar o pleito apresentado por eles de alongamento dos prazo de pagamento da dívida dos entes com a União (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 22h01.

Brasília - O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, prometeu a governadores definir até o fim da semana os limites globais para liberar empréstimos de bancos e organismos nacionais e internacionais a Estados e municípios.

De acordo com governadores que participaram da reunião com Barbosa, o ministro prometeu também estudar o pleito apresentado por eles de alongamento dos prazo de pagamento da dívida dos entes com a União.

"Ele está estudando e vai apresentar até depois do Carnaval", afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) disse que Barbosa foi compreensivo com as necessidades dos governadores. "Ele sabe que se repetir em 2016 a crise de 2015, não escapa nenhum Estado. Todos vão ter desequilíbrio", completou.

Em relação ao pedido dos governadores para que seja vetada a destinação dos recursos com a repatriação para um fundo para compensar a reforma do ICMS, Dias disse que Barbosa pediu um prazo para que a questão seja discutida no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Os governadores querem que esses recursos sejam utilizados para ajudar os Estados, mas Barbosa frisou que os recursos da repatriação são a única alternativa para o governo compensar as perdas dos Estados com a reforma do imposto.

Cerca de 20 governadores se reuniram por mais de uma hora com Barbosa, após encontros com o presidente do Senado, Renan Calheiros, (PMDB-AL) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe tudo sobre:EconomistasMinistério da FazendaNelson Barbosa

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos