Economia

Banqueiros suíços buscam encerrar disputa fiscal com EUA

Associação dos Banqueiros Suíços apoiou projeto para um acordo entre a Suíça e os Estados Unidos que visa acabar com uma disputa fiscal de longa duração


	Banco UBS na Suíça: autoridades dos EUA multaram dois bancos suíços por ajudar norte-americanos ricos a evadir impostos e estão investigando outra dúzia de instituições
 (.)

Banco UBS na Suíça: autoridades dos EUA multaram dois bancos suíços por ajudar norte-americanos ricos a evadir impostos e estão investigando outra dúzia de instituições (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 08h45.

Zurique - A Associação dos Banqueiros Suíços (SBA, na sigla em inglês) apoiou o projeto para um acordo entre a Suíça e os Estados Unidos que visa acabar com uma disputa fiscal de longa duração, disse uma porta-voz da SBA.

Autoridades dos EUA multaram dois bancos suíços por ajudar norte-americanos ricos a evadir impostos e estão investigando outra dúzia de instituições, enquanto muitas outras enfrentam inquéritos por transgressões similares, num momento em que o governo suíço se empenha em encerrar a disputa.

A mais recente proposta lida principalmente com um acordo para cerca de 100 bancos suíços que tinham clientes dos EUA, mas ainda não estão sendo investigados pelas autoridades judiciais norte-americanas.

Segundo o jornal suíço Tages-Anzeiger, esses bancos podem enfrentar multas de 20 a 50 por cento sobre a quantia de cidadãos norte-americanos que supostamente ajudaram a esconder das autoridades dos EUA.

O jornal disse ter visto uma cópia da proposta apresentada à SBA.

"O conselho de diretores apoia totalmente o programa como a melhor entre as alternativas", disse uma porta-voz da SBA nesta quarta-feira.

Ela se recusou a dar detalhes da proposta ou comentar sobre as potenciais multas destacadas pelo Tages-Anzeiger.

Acompanhe tudo sobre:BancosEstados Unidos (EUA)EuropaFinançasPaíses ricosSuíça

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos