Manifestantes seguram bandeira do Chipre em protesto contra o plano de resgate do país, em Nicósia (REUTERS / Yorgos Karahalis)
Da Redação
Publicado em 26 de março de 2013 às 06h11.
Nicósia - Os bancos do Chipre abrirão suas portas na quinta-feira, e não hoje, como tinha anunciado o presidente do país, Nikos Anastasiadis, em mensagem transmitida pela televisão.
A contra-ordem veio pouco após a meia-noite local (19h de Brasília) em comunicado enviado pelo ministro das Finanças, Michalis Sarris, à agência de notícias cipriota "CNA".
O ministro das Finanças justificou a necessidade de ampliar o prazo de fechamento para garantir "o correto funcionamento do sistema bancário por completo".
A princípio, estava previsto que apenas o Banco do Chipre e o Banco Popular (Laiki) teriam sua reabertura adiada até quinta-feira.
Os dois citados bancos foram afetados pelo amplo plano de reestruturação estipulado na madrugada de segunda-feira pelo Eurogrupo, e por isso deverão levar alguns dias para adaptar seu software às novas exigências.
Os bancos do Chipre permanecem fechados desde 16 de março, e desde então o único acesso ao dinheiro depositado nessas instituições foi através dos caixas automáticos, embora com valor limitado.