Economia

Banco Mundial projeta crescimento de 8,4% para China em 2012

Crescimento será inferior a alta de 9,2% divulgada em 2011

A China e outras nações asiáticas podem ser especialmente afetadas pela queda mundial das exportações prevista pelo Banco Mundial (Feng Li/Getty Images)

A China e outras nações asiáticas podem ser especialmente afetadas pela queda mundial das exportações prevista pelo Banco Mundial (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2012 às 05h10.

Pequim - O Produto Interno Bruto (PIB) da China crescerá 8,4% em 2012, predisse nesta quarta-feira um relatório do Banco Mundial (BM), um dia depois de a segunda maior economia do planeta ter anunciado alta de 9,2% em 2011.

A desaceleração da economia chinesa acontecerá em parte devido às pobres perspectivas econômicas em parceiros comerciais como Europa e América do Norte, o que afetará as exportações do país, mas também às medidas do Governo chinês para frear o superaquecimento em setores como o imobiliário, analisou o BM.

Segundo o relatório, publicado em Washington, Pequim e outras cidades do mundo, o crescimento da China, assim como o de outras nações da região Ásia-Pacífico, sofrerá uma desaceleração, mas 'seguirá robusto devido à forte demanda interna, além de ter um espaço amplo para intervenções fiscais, flexibilidade nas mudanças de taxas de juros e significativos níveis de reservas de divisas'.

No entanto, 'os países em desenvolvimento devem avaliar suas fragilidades e preparar-se para futuros 'choques' enquanto há tempo', advertiu em Pequim o vice-presidente e principal economista do BM, Justin Yifu Lin.

Por sua parte, o diretor de perspectivas de desenvolvimento da entidade, Hans Trimmer, aconselhou as nações em desenvolvimento a 'darem prioridade às despesas com redes de seguridade social e infraestrutura e a submeterem os bancos a 'testes de estresse''.

A China e outras nações asiáticas podem ser especialmente afetadas pela queda mundial das exportações prevista pelo Banco Mundial, que espera que estas vendas ao exterior em todo o planeta cresçam apenas 4,7% em 2012, contra os 6,6% de 2011 e os 12,4% de 2010.

Para toda a região da Ásia-Pacífico, o Banco Mundial prevê avanço de 7,8% em 2012 e em 2013, quatro décimos abaixo do índice de 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBanco MundialChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs