Economia

Banco Mundial prevê contração de 0,7% do PIB da Rússia

A instituição revisou em baixa a previsão de crescimento da economia russa, e prevê uma contração de 0,7% do Produto Interno Bruto para 2015


	Notas de rublo russo: contração pode ser mais acentuada
 (Getty Images)

Notas de rublo russo: contração pode ser mais acentuada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 17h01.

Moscou - O Banco Mundial revisou em baixa, nesta terça-feira, sua previsão de crescimento da economia russa devido à queda do preço do petróleo, e prevê uma contração de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2015, que pode ser mais acentuada com a queda dos preços do petróleo.

O BM fez suas estimativas baseada em um barril de petróleo a 80 dólares, embora o PIB possa recuar até 1,5%, caso caia para os 70 dólares.

Na última segunda-feira, o preço do petróleo bruto foi o mais baixo em cinco anos. O barril de "light sweet crude" (WTI) foi cotado a 63,05 dólares em Nova York, e, em Londres, o Brent do Mar do Norte fechou a 66,19 dólares.

O governo russo, que também revisou em baixa suas previsões, projeta uma retração de 0,8% em 2015 depois de um crescimento de 0,6% em 2014.

A economia russa sofreu uma acentuada desvalorização nos últimos anos, passando de um crescimento do PIB de 8% nos dois primeiros mandatos de Vladimir Putin (2000-2008) para 1,3% em 2013. Os analistas atribuem o recuo ao modelo econômico extremamente dependente do petróleo e do gás.

O fenômeno se agravou neste ano com as sanções ocidentais a Moscou em resposta à anexação da Crimeia e ao suposto apoio aos separatista do leste da Ucrânia.

A recente queda dos preços do petróleo só piora ainda mais a situação, já que a maior parte das receitas do país é oriunda dos hidrocarbonetos.

Tudo isso tem contribuído decisivamente para a desvalorização do rublo, de 40% em relação ao dólar e de um terço em relação ao euro, gerando aumento dos preços que afeta o consumo.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaEuropaEnergiaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoRússiaPIBBanco Mundial

Mais de Economia

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis

Lula e presidente da Espanha esperam que acordo Mercosul-UE seja assinado até dezembro