Economia

Desperdício ameaça segurança alimentar, diz Banco Mundial

Cerca de 35% dos alimentos desperdiçados é de responsabilidade do consumidor final, especialmente nos países desenvolvidos


	Alimentos em lixão: entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos a cada ano são desperdiçados ou perdidos na cadeia de produção, diz relatório do BM
 (Jean-Christophe Verhaegen/AFP)

Alimentos em lixão: entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos a cada ano são desperdiçados ou perdidos na cadeia de produção, diz relatório do BM (Jean-Christophe Verhaegen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 16h58.

O Banco Mundial (BM) soou o alarme nesta quinta-feira sobre o desperdício de alimentos no mundo, que representa uma "grave ameaça" para a segurança alimentar.

"Milhões de pessoas no mundo dormem com fome todas as noites, enquanto milhões de toneladas de alimentos acabam no lixo ou apodrecendo antes de serem comercializados", denunciou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, em um comunicado da instituição.

De acordo com o relatório do Banco Mundial sobre os preços dos alimentos, entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos a cada ano são desperdiçados ou perdidos em algum ponto da cadeia de produção.

Cerca de 35% deste desperdício é de responsabilidade do consumidor final, especialmente nos países desenvolvidos. Além disso, 24% se perde durante a produção de alimentos e 24% durante o armazenamento e distribuição, indica o Banco Mundial, sem especificar onde o restante é perdido.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosBanco MundialConsumoTrigo

Mais de Economia

Governo propõe ao Congresso mudança em estatais que pode abrir espaço no limite de gastos

Lula afirmou que tem compromisso com equilíbrio fiscal, diz presidente da Febraban após reunião

“Queremos garantir que o arcabouço tenha vida longa”, diz Haddad, sobre agenda de revisão de gastos

"Estatais não ficarão fora do arcabouço fiscal", diz Fernando Haddad