Economia

Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 150 milhões ao Brasil

O montante será destinado a programas de saúde e educação pública e "inclusão social" no Sergipe


	Sede do Banco Mundial: o programa para o Sergipe inclui ações que levam em conta o gênero e medidas para reduzir a violência contra a mulher
 (Win McNamee/Getty Images)

Sede do Banco Mundial: o programa para o Sergipe inclui ações que levam em conta o gênero e medidas para reduzir a violência contra a mulher (Win McNamee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2013 às 12h45.

Washington - O Banco Mundial (BM) aprovou nesta quarta-feira um empréstimo de US$ 150 milhões para programas de saúde e educação pública e "inclusão social" no Sergipe.

Segundo a instituição multilateral com sede em Washington, os programas beneficiarão 2 milhões de pessoas que vivem no nordeste e incluem atividades para a "consolidação da gestão fiscal e a inovação no setor público".

"Sergipe tem um bom desempenho na educação, na saúde e no crescimento da renda, em comparação com outras regiões do Nordeste", disse o governador do Estado, Marcelo Déda, segundo o comunicado do BM.

"Mas também sabemos que há muito que precisamos melhorar", acrescentou. "Já iniciamos as principais reformas necessárias para melhorar nossos resultados atuais e com esse programa atenderemos os segmentos mais pobres da população".

O programa para o Sergipe inclui ações que levam em conta o gênero, especialmente nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva, e promoverá medidas para reduzir a violência contra as mulheres após a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres no estado.

O BM explicou que a missão da entidade é o aprimoramento da identificação de problemas de gênero e o desenvolvimento de métodos para resolvê-los.

"Ao enfocar os problemas mais difíceis e tomar medidas para resolvê-los, o estado de Sergipe demonstra seu compromisso com a erradicação da pobreza e da desigualdade e a promoção do crescimento econômico sustentável", disse Deborah Wetzel, diretora do BM para o Brasil.

O empréstimo, que terá uma única parcela, tem a garantia do Brasil e um prazo de vencimento de 28,5 anos, com um período de carência de um ano, informou o BM. 

Acompanhe tudo sobre:Banco MundialEmpréstimosSergipe

Mais de Economia

Governo propõe ao Congresso mudança em estatais que pode abrir espaço no limite de gastos

Lula afirmou que tem compromisso com equilíbrio fiscal, diz presidente da Febraban após reunião

“Queremos garantir que o arcabouço tenha vida longa”, diz Haddad, sobre agenda de revisão de gastos

"Estatais não ficarão fora do arcabouço fiscal", diz Fernando Haddad