Economia

Banco Mundial: acadêmico Jim Yong é o candidato de Obama

A nomeação foi uma surpresa, uma vez que o nome de Jim não havia sido mencionado entre os possíveis candidatos dos Estados Unidos

Jim Yong Kim, um cidadão americano de origem sul-coreana, que atualmente preside a prestigiosa Universidade de Dartmout
 (Antonio Scorza/AFP)

Jim Yong Kim, um cidadão americano de origem sul-coreana, que atualmente preside a prestigiosa Universidade de Dartmout (Antonio Scorza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 11h18.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta sexta-feira a eleição de Jim Yong Kim - um cidadão americano de origem sul-coreana, que atualmente preside a prestigiosa Universidade de Dartmouth - como candidato dos Estados Unidos à presidência do Banco Mundial (BM), disse um alto funcionário à AFP.

Obama deve realizar o anúncio às 10H00 local (14H00 GMT; 11H00 de Brasília) no Jardim Rosado da Casa Branca, de acordo com a agenda do dia.

Os aspirantes à presidência desta instituição de ajuda ao desenvolvimento têm até esta sexta-feira às 22H00 GMT (19H00 de Brasília) para se candidatarem à sucessão do americano Robert Zoellick.

Devido a um acordo tácito entre Europa e Washington, a presidência do BM vai sempre para um americano, enquanto que a do FMI fica, via de regra, com um europeu.

A nomeação de Jim Yong Kim constitui uma surpresa, uma vez que seu nome não havia sido mencionado entre os possíveis candidatos dos Estados Unidos.

Segundo uma fonte próxima ao BM, a Casa Branca exerceu "uma pressão colossal sobre Hillary Clinton", a secretária de Estado do presidente Obama, para que ela assumisse o cargo, mas esta teria dito que pretende sair da vida pública após o final do mandato presidencial em curso.

Acompanhe tudo sobre:Banco MundialBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs