Economia

Banco europeu empresta € 500 mi ao BNDES

O contrato estabelece que os recursos devem ser utilizados em projetos de energia renovável, apoiando ações que busquem reduzir as emissões de gases estufa

O banco fornece empréstimo por meio de outros bancos (Divulgacao)

O banco fornece empréstimo por meio de outros bancos (Divulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 19h35.

São Paulo - O Banco Europeu de Investimentos (BEI) concedeu empréstimo de 500 milhões de euros ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em nota, a instituição brasileira informou que o contrato foi assinado hoje, em Bruxelas, e estabelece que os recursos devem ser utilizados em projetos de energia renovável, apoiando ações que busquem reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas.

Os recursos também podem ser utilizados em projetos com foco no aumento da eficiência energética, inclusive em instalações industriais, em sistemas de aquecimento e refrigeração e em geração de energia. Podem ser apoiados, ainda, investimentos de adaptação à mudança climática.

O BNDES explicou que o empréstimo está sendo concedido como parte dos 4,5 bilhões de euros disponíveis na linha Sustentabilidade Energética e Segurança de Abastecimento (ESF, na sigla em inglês). Esta é a primeira operação da linha feita no Brasil e a primeira operação do BEI com o BNDES, que repassará os recursos da instituição europeia aos tomadores finais.

Acompanhe tudo sobre:BancosBNDESEuropaFinançasSustentabilidadeTecnologias limpasUnião Europeia

Mais de Economia

Argentina recebe desembolso do FMI no valor de US$ 2 bilhões

Haddad e o tarifaço: 'Café e carne podem ser redirecionados; há setores que inspiram grande cuidado'

Alckmin diz que plano de contingência para setores afetados pelo tarifaço inclui créditos a empresas

'Muito relevante': governo celebra descoberta da BP e se reunirá com petroleira