Economia

Banco do Brasil cria cartão "seguro" para compras online

"Ourocard-e é mais uma das nossas ações voltadas para ampliarmos cada vez mais a possibilidade de utilização de cartões no e-commerce", afirma diretor


	Comércio eletrônico: cliente poderá informar apenas os dados do cartão virtual em compras
 (Getty Images/Getty Images)

Comércio eletrônico: cliente poderá informar apenas os dados do cartão virtual em compras (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 11h07.

Brasília - Os clientes do Banco do Brasil terão a opção de gerar cartões virtuais customizados para compras em sites de comércio eletrônico, nacionais ou internacionais.

Os chamados "cartões-espelho" poderão ser criados a partir das necessidades dos consumidores: serão dadas opções para a validade, o limite, a quantidade de transações e a bandeira (Elo, Visa ou Mastercard). Nas compras em e-commerce ou por telefone, o cliente poderá informar apenas os dados do cartão virtual.

As aquisições feitas pela nova ferramenta, chamada Ourocard-e, continuarão sendo lançadas na fatura do cartão de crédito principal, no caso de uso dos cartões virtuais, ou na conta corrente no caso das ferramentas das bandeiras para compras via cartões de débito, além de contar com os mesmos benefícios e pontuação do programa de fidelidade.

O BB diz que desenvolveu a tecnologia com base em pedidos dos próprios clientes, que se sentiam inseguros em fornecer os dados do cartão de crédito nas compras eletrônicas.

Pesquisa da Fecomércio/SP com mil internautas paulistanos mostrou que os golpes de clonagem de cartão de crédito ou débito aumentaram em participação no ranking dos principais crimes eletrônicos neste ano. Em 2014, 44,5% disseram que elas ou parentes foram vítimas desse crime. No ano anterior, o índice era de 31,8%.

O banco afirma que o Ourocard-e é uma inovação mundial, pois é o primeiro cartão multibandeira e multifunções (crédito, débito e crediário). "O Ourocard-e é mais uma das nossas ações voltadas para ampliarmos cada vez mais a possibilidade de utilização de cartões no ambiente de e-commerce", afirma Raul Moreira, diretor de Cartões do BB.

Para ele, a nova plataforma será um diferencial do banco em um segmento que cresce a taxas médias de 30%. O comércio eletrônico representa 13% das transações dos 10 milhões de clientes do BB que utilizam a função crédito todo mês. Ele acredita que, em cinco anos, o e-commerce vai responder pela metade das transações de crédito.

Débito

Também foi desenvolvida uma ferramenta para os clientes que preferem realizar as compras por meio da função débito dos cartões. Para isso, o estabelecimento comercial precisa adotar as novas soluções do banco. O cliente tem de optar por qual bandeira quer pagar (Verified By Visa, Secure Code -Mastercard ou Pagamento Seguro Elo) e utilizar a mesma senha que permite a movimentação da conta corrente.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCartões de créditoe-commerceEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirassetor-de-cartoes

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros