Economia

Banco da China divulga relatório de perspectivas econômicas e financeiras para segundo trimestre

Em termos de desenvolvimentos bancários globais, o relatório sustenta que a economia global tem enfrentado muitos desafios desde o início do ano

Mercado automotivo: preços dos carros caíram na China. (Jackal Pan/Getty Images)

Mercado automotivo: preços dos carros caíram na China. (Jackal Pan/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 3 de abril de 2023 às 16h24.

Última atualização em 3 de abril de 2023 às 16h27.

O Instituto de Pesquisa do Banco da China (BOC) divulgou nesta segunda-feira, 3, o Relatório de Perspectivas Econômicas e Financeiras para o segundo trimestre de 2023.

Segundo o documento, no segundo trimestre, as contradições estruturais e discrepâncias da economia global no consumo, emprego e inflação se tornarão mais óbvias, o que afetará o crescimento econômico global.

O relatório analisou o desempenho econômico e financeiro global e da China, assim como o desempenho bancário global no primeiro trimestre de 2023. Também forneceu uma perspectiva sobre a situação econômica e financeira, e as tendências bancárias globais no segundo trimestre de 2023.

Em relação à situação econômica e financeira global, o relatório observou que, no primeiro trimestre de 2023, a tendência econômica global foi melhor do que o esperado, a retração econômica na Europa e nos Estados Unidos desacelerou e a tensão da cadeia de fornecimento global diminuiu.

Como a Reserva Federal dos EUA e o Banco Central Europeu continuaram a implementar políticas monetárias apertadas, a liquidez do dólar americano tornou-se ainda mais apertada e os preços dos ativos de risco encolheram drasticamente.

Economia chinesa

Em relação à situação econômica e financeira da China, o relatório observou que no primeiro trimestre de 2023, à medida que o impacto da pandemia diminuiu e a política de estabilização da economia foi implantada, a economia chinesa continuou a se recuperar e o PIB deve crescer cerca de 4,1% no primeiro trimestre de 2023.

O relatório previa que, no segundo trimestre, a economia da China experimentaria uma recuperação abrangente.

Espera-se que o consumo aumente constantemente, os investimentos em infraestrutura e manufatura crescerão rapidamente, os investimentos em imóveis se estabilizarão gradualmente e o declínio nas exportações poderá continuar a diminuir.

Desafio: taxa de juros

Em termos de desenvolvimentos bancários globais, o relatório sustenta que a economia global tem enfrentado muitos desafios desde o início do ano.

Os contínuos e acentuados aumentos das taxas de juros nas principais economias levaram à turbulência do sistema financeiro, ao aumento das pressões operacionais no setor bancário e à diminuição da escala de ativos.

O crescimento dos lucros foi afetado até certo ponto, com a reposição de capital continuamente bloqueada. Em termos relativos, o ambiente operacional do setor bancário da China está geralmente melhorando, juntamente com uma dinâmica mais forte de recuperação econômica.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Bank of China

Acompanhe tudo sobre:ChinaFed – Federal Reserve SystemBanco Central

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda