Economia

Balança tem déficit de US$448 mi na 3ª semana de março

No período de 11 a 17 de março, as exportações somaram 4,155 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 4,603 bilhões de dólares


	Petróleo: menores vendas de petróleo bruto contribuíram para saldo negativo, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 (REUTERS/Shannon Stapleton)

Petróleo: menores vendas de petróleo bruto contribuíram para saldo negativo, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (REUTERS/Shannon Stapleton)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 16h19.

Brasília - A balança comercial brasileira registrou déficit de 448 milhões de dólares na terceira semana de março, por conta de menores vendas de petróleo bruto, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No período de 11 a 17 de março, as exportações somaram 4,155 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 4,603 bilhões de dólares.

Pela média por dia útil, os embarques da semana passada caíram 13 por cento em relação a média acumulada até a segunda semana do mês. Já as importações, na mesma comparação, cresceram 0,5 por cento, devido ao aumento nas despesas com combustíveis e lubrificantes.

No ano, a balança comercial acumula déficit de 5,526 bilhões de dólares, com exportações de 41,405 bilhões de dólares e importações de 46,931 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, a balança registrava saldo positivo de 1,127 bilhão de dólares.

O saldo negativo do ano deve-se sobretudo à influência do registro atrasado de aquisições de gasolina feita pela Petrobras no exterior em 2012, mas que estão sendo contabilizadas somente neste ano, segundo o ministério.

A secretária de Comércio Exterior da pasta, Tatiana Prazeres, informou no início do mês que ainda precisam ser registrados cerca de 2 bilhões de dólares em importações do combustível, o que aumenta as chances de o resultado da balança de março ser novamente deficitária.

Além disso, os mercados internacionais continuam retraídos, reduzindo o apetite por produtos brasileiros.

No mês passado, o saldo veio negativo em 1,27 bilhão de dólares, o pior fevereiro da história desde 1959.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBalança comercialDados de BrasilDéficit comercial

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs