Economia

Avaliação de grandes fabricantes do Japão piora em out-dez

Pesquisa do governo mostrou nesta terça-feira que a demanda doméstica pode estar fraquejando

Indústrias no Japão: sentimento de grandes fabricantes ficou em 9,7 positivo em outubro a dezembro, comparado a 15,2 positivo entre julho a setembro (Getty Images)

Indústrias no Japão: sentimento de grandes fabricantes ficou em 9,7 positivo em outubro a dezembro, comparado a 15,2 positivo entre julho a setembro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 11h26.

Tóquio - Grandes fabricantes japonesas se tornaram menos otimistas sobre as condições de negócios no período de outubro a dezembro, uma pesquisa do governo mostrou nesta terça-feira, em um sinal de que a demanda doméstica pode estar fraquejando.

O índice de pesquisa de negócios (BSI, na sigla em inglês) do sentimento de grandes fabricantes ficou em 9,7 positivo em outubro a dezembro, comparado a 15,2 positivo entre julho a setembro, de acordo com a pesquisa conjunta do ministério das Finanças e o Instituto de Pesquisa Social e Econômica, um braço do Gabinete do Governo.

O BSI mede a porcentagem de empresas que esperam que o ambiente de negócios melhore em comparação ao trimestre anterior menos a porcentagem que espera uma piora.

A pesquisa mostrou que o índice de sentimento das grandes fabricantes deve melhorar para 11,4 positivo no período de janeiro a março. A pesquisa anterior estimou o índice janeiro-março em 9,0 positivo.

Os resultados da pesquisa podem trazer más notícias para a pesquisa "tankan" sobre o sentimento econômico atentamente observada do Banco do Japão, que deve ser divulgada no dia 16 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIndústriaIndústrias em geralJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad