Economia

Autoridades gregas preocupadas com novo empréstimo

Parte da imprensa acredita que a nova parcela não será entregue como forma de pressionar o país a não alterar o caminho estabelecido pela UE e FMI

Alexis Tsipras, líder da esquerda radical, tenta formar um governo na Grécia
 (Louisa Gouliamaki/AFP)

Alexis Tsipras, líder da esquerda radical, tenta formar um governo na Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2012 às 10h08.

Atenas - As autoridades gregas, que trabalham na formação de um governo depois da rejeição nas urnas das políticas favoráveis à austeridade, se perguntam se a União Europeia (UE) mantém a ideia de transferir a nova parcela do empréstimo concedido para evitar sua falência.

"Fazemos perguntas sobre o repasse desta semana de uma nova parcela do empréstimo", afirmou Ghikas Harduvelis, assessor do primeiro-ministro.

"Por quê repassariam dinheiro se o país pode passar por cima dos compromissos de ajuste, como afirmam os dirigentes políticos?", questionou.

O país deveria receber nesta semana 5,2 bilhões de euros, mas parte da imprensa acredita que a quantia não será entregue como forma de pressionar o país a não alterar o caminho estabelecido pela UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Também nesta quarta-feira, Jörg Asmussen, membro da diretora do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que a Grécia não tem outra opção a não ser aplicar o ajuste fiscal, se deseja continuar recebendo a ajuda financeira dos sócios e permanecer na Eurozona.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEmpréstimosEuropaFMIGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto