Economia

Autoridades do Fed levantam preocupações com estabilidade

Autoridades alertaram que um aumento das taxas de juros poderia minar os esforços para colocar a economia no caminho do crescimento consistente


	Chair do Federal Reserve, Janet Yellen, discursa durante encontro do Clube Econômico de Nova York
 (Brendan McDermid/Reuters)

Chair do Federal Reserve, Janet Yellen, discursa durante encontro do Clube Econômico de Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 18h12.

Boston/San Francisco - Duas autoridades do Federal Reserve, banco central norte-americano, alertaram nesta quinta-feira que um aumento das taxas de juros nos Estados Unidos para conter bolhas de preços e de outros sinais preocupantes de instabilidade do mercado financeiro poderia minar os esforços para colocar a economia dos EUA no caminho do crescimento consistente.

Mas as autoridades defenderam diferentes abordagens para lidar com a possibilidade de que, como outros integrantes do Fed incluindo a chair Janet Yellen já disseram, a política monetária extremamente frouxa encoraje empresas e consumidores a assumir mais riscos.

O presidente do Fed de San Francisco, John Williams, falou sobre formas alternativas de uso da política monetária para reforçar a capacidade do sistema financeiro de resistir a choques. Isso incluiria o que se chamaria de meta para a renda das famílias, que estariam em melhor posição para evitar a execução de uma hipoteca, por exemplo.

Para Williams, abordagens como essa podem aumentar a estabilidade financeira sem tirar o Fed de suas principais atribuições de manter a inflação baixa e o nível de emprego elevado.

O presidente do Fed de Minneapolis, Narayana Kocherlakota, por sua vez, aconselhou que se aumente a medição da tolerância da estabilidade financeira a riscos.

"Por um período considerável de tempo, o (Fed) só pode ser capaz de atingir os seus objetivos macroeconômicos em associação a sinais de instabilidade nos mercados financeiros", disse ele, defendendo as taxas de juros reais baixas por mais cinco anos, muito mais tempo do que a maioria dos seus colegas do Fed.

Os discursos, apesar de todas diferenças, demonstram que as preocupações sobre as vulnerabilidades do sistema financeiro a choques estão no radar dos membros do Fed. Antes da última crise global, os integrantes do Fed raramente incluíam preocupações com estabilidade financeira em seus cálculos para a política monetária.

A saída recente de Jeremy Stein do Conselho do Fed levantou temores entre alguns observadores de que a autoridade monetária deixaria de lado as preocupações com os efeitos das decisões de política monetária na estabilidade financeira. Stein tinha se tornado o defensor mais forte do uso de política monetária mais apertada para reduzir os riscos à estabilidade financeira.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricosPolítica monetária

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo