Economia

Áustria ratifica ampliação do fundo de estabilidade do euro

Com a aprovação, as garantias ao fundo passam de 12,2 bilhões para 21,6 bilhões de euros

A aprovação da Áustria possui uma importância adicional porque é um dos seis países da Eurozona com a máxima classificação creditícia (AAA) (Ian Waldie/Getty Images)

A aprovação da Áustria possui uma importância adicional porque é um dos seis países da Eurozona com a máxima classificação creditícia (AAA) (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 19h42.

Viena - O Parlamento austríaco aprovou nesta sexta-feira a ampliação de suas garantias ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que passam de 12,2 bilhões para 21,6 bilhões de euros.

A Áustria é o 14º país dos membros da eurozona que aprova o reforço do mecanismo que assiste aos estados com problemas de dívida, o que deixa apenas Malta, Holanda e Eslováquia pendentes de dar sinal verde.

A aprovação da Áustria possui uma importância adicional porque é um dos seis países da Eurozona com a máxima classificação creditícia (AAA), ao lado de Alemanha, França, Finlândia, Luxemburgo e Holanda.

A aprovação dos países com a melhor nota é fundamental para que o FEEF mantenha sua atual qualificação de AAA, segundo todos os analistas.

No dia 21 de julho, os 17 países da zona do euro concordaram em aumentar o fundo de resgate do euro e para isso elevaram o regime de garantias fornecido por cada um dos Estados-membros, em uma decisão que requer sua ratificação em cada país participante.

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaCrises em empresasEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China