Economia

Atividade industrial dos EUA perde força em setembro

PMI preliminar para a indústria dos EUA recuou para 52,8 neste mês, ante 53,1 em agosto


	Indústria: crescimento da produção acelerou para máxima em seis meses de 55,3 ante 52,5, mas o fluxo de novas encomendas de consumidores domésticos e externos desacelerou
 (Getty Images)

Indústria: crescimento da produção acelerou para máxima em seis meses de 55,3 ante 52,5, mas o fluxo de novas encomendas de consumidores domésticos e externos desacelerou (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 10h38.

Nova York - O crescimento da atividade industrial dos Estados Unidos desacelerou em setembro à medida que a demanda por produtos caiu e as empresas contrataram menos funcionários, mostrou o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

A empresa de dados financeiros Markit informou que seu PMI preliminar para a indústria dos EUA recuou para 52,8 neste mês, ante 53,1 em agosto. Uma leitura acima de 50 indica expansão.

O crescimento da produção acelerou para máxima em seis meses de 55,3 ante 52,5, mas o fluxo de novas encomendas de consumidores domésticos e externos desacelerou, sugerindo que "o crescimento da produção deve enfraquecer no quarto trimestre, a menos que a demanda ganhe força novamente em outubro", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Em relação às contratações, as empresas foram cautelosas neste mês. O subíndice de emprego caiu para 51,4, marcando o ritmo mais lento de criação de empregos em três meses. Em agosto, o subíndice havia ficado em 53,1.

A pesquisa sugere que o ímpeto de crescimento no setor pode estar perdendo força e "justifica a decisão do Federal Reserve (banco central dos EUA) de não reduzir suas compras de ativos", disse Williamson.

Citando preocupações quanto ao estado da economia, o Fed decidiu na semana passada continuar comprando 85 bilhões de dólares em títulos por mês para manter as taxas de juros baixas e sustentar o crescimento. Os investidores esperavam que o banco central começasse a reduzir as compras neste mês.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralPaíses ricosPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China