Economia

Atividade industrial da China desacelera em dezembro

Resultados do Índice de Gerentes de Compras (PMI), focados em empresas pequenas e orientadas para exportação, foram menos otimistas que o esperado

Porto na China: exportações são um dos maiores motores da economia chinesa (China Daily CDIC/Reuters)

Porto na China: exportações são um dos maiores motores da economia chinesa (China Daily CDIC/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 08h03.

Pequim — A atividade industrial da China expandiu a um ritmo mais lento em dezembro, recuando da máxima de três anos do mês anterior com um volume menor de novas encomendas, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

Mas a produção continuou a aumentar a um ritmo sólido e a confiança empresarial cresceu em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos, oferecendo mais suporte para a economia.

O PMI de indústria do Caixin/Markit para dezembro caiu a 51,5 de 51,8 no mês anterior e expectativa de analistas de que a leitura permaneceria estável. Mas continuou acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo quinto mês seguido.

Os resultados, que se focam principalmente em empresas pequenas e orientadas para exportação, foram menos otimistas do que da pesquisa oficial na terça-feira, que mostrou que a atividade expandiu conforme a produção cresceu no ritmo mais forte em mais de um ano.

Mas um analista destacou que a melhora na confiança empresarial e a disposição de aumentar a produção e os estoques foram dados positivos.

"A fraca confiança empresarial foi um importante fator por trás da desaceleração econômica neste ano", disse Zhengsheng Zhong, diretor de análise macroeconômica do CEBM Group.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Boletim Focus: Mercado projeta inflação ainda mais alta em 2025

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024