Economia

Atividade econômica recua 0,9% no 2º trimestre

Conjuntura econômica é ruim, marcada pela queda dos níveis de confiança de consumidores e de empresários, pelos juros altos e pelo menor número de dias úteis


	Economia: na comparação entre junho de 2014 com ano passado, retração foi de 1%
 (Agência Brasil)

Economia: na comparação entre junho de 2014 com ano passado, retração foi de 1% (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 10h31.

São Paulo - O Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta segunda-feira, 18, pela Serasa Experian, registrou queda de 0,9% no segundo trimestre de 2014 ante os três primeiros meses do ano, na série com ajustes sazonais.

Na comparação entre junho de 2014 com igual mês do ano passado, a retração foi de 1%. No acumulado do ano, a atividade econômica avançou 0,7% sobre o primeiro semestre de 2013.

Na avaliação dos economistas da instituição, o recuo da atividade econômica durante o segundo trimestre deste ano está relacionado à conjuntura econômica adversa, marcada pela queda dos níveis de confiança de consumidores e de empresários, pelos juros altos e pelo menor número de dias úteis, especialmente em junho deste ano, devido aos feriados e paralisações relacionados à Copa do Mundo.

Na passagem do primeiro para o segundo trimestre do ano, do ponto de vista da demanda agregada, as contribuições negativas partiram dos investimentos (-6,5%) e do consumo do governo (-0,9%).

Por outro lado, houve avanço no consumo das famílias (0,7%), nas exportações (2,6%) e queda de 1,0% nas importações, segundo números da Serasa Experian.

A análise pelo viés da oferta agregada revela, segundo a Serasa, que a contração da atividade econômica entre abril e junho só não foi maior porque o setor agropecuário registrou elevação de 2,9% de sua produção frente o período de janeiro a março de 2014.

No mesmo período, a indústria apresentou retração de 2,7% e o setor de serviços teve crescimento nulo.

Estes dois setores pesaram mais sobre a atividade econômica, determinando seu resultado agregado.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianIndicadores econômicosPIBPIB do BrasilSerasa Experian

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado