Economia

Assessor de Trump enfatiza crescimento nas discussões sobre Fed

"Acho que as pessoas devem dar menos atenção ao Fed e falar mais sobre as outras políticas que vão mudar muito rapidamente", disse Malpass

FED: o Fed é uma das muitas partes do governo que têm desacelerado a taxa de crescimento dos EUA, disse Malpass (Kevin Lamarque/Reuters)

FED: o Fed é uma das muitas partes do governo que têm desacelerado a taxa de crescimento dos EUA, disse Malpass (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de novembro de 2016 às 13h12.

Washington - O assessor econômico sênior do presidente eleito Donald Trump, David Malpass, enfatizou que o crescimento econômico é mais importante do que a discussão sobre as políticas do Federal Reserve, banco central norte-americano, citando a necessidade do crescimento do empregos em pequenas empresas por meio de melhor regulamentação, política energética e isenções tributárias.

"Acho que as pessoas devem dar menos atenção ao Fed e falar mais sobre as outras políticas que vão mudar muito rapidamente", disse Malpass em entrevista à CNBC.

Malpass, autoridade do Tesouro e do Departamento de Estado durante as Presidências de Ronald Reagan e George H.W. Bush, afirmou que o foco de Trump será no crescimento do emprego em pequenas empresas, alcançado através de melhor regulação, isenções fiscais e simplificações tributárias.

"O Fed é independente", disse ele. "A questão, no entanto, é que o desempenho dele não tem sido bom. Tivemos uma economia em crescimento realmente lento. A questão é se eles vão olhar para si mesmos e avaliar sua parte desse problema."

O Fed é uma das muitas partes do governo que têm desacelerado a taxa de crescimento dos EUA, disse Malpass.

Ele não comentou sobre possíveis escolhas para o gabinete de Trump. Malpass evitou as perguntas sobre se ele está sendo considerado como possível chair do Federal Reserve quando o mandato de Janet Yellen acabar em fevereiro de 2018.

"Não acho que deveríamos estar falando sobre o Fed hoje", disse ele. "O Fed está fazendo o que está fazendo. Ele se baseia em dados, vai ver uma alta dos juros em dezembro com base na possibilidade de crescermos mais rápido. Todos os sinais são de que os EUA podem começar a acelerar e acho que isso é maravilhoso para o país."

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve System

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo