Economia

Assessor de Angela Merkel alerta para risco de deflação

"A zona do euro está caminhando a beira de uma zona de deflação e há um perigo real de que ele mergulhe totalmente em um deflação", disse Peter Bofinger


	A chanceler alemã, Angela Merkel: a  advertência do assessor ocorre após a inflação da zona do euro cair para o recorde mínimo de 0,7% em janeiro
 (Thomas Peter/Reuters)

A chanceler alemã, Angela Merkel: a  advertência do assessor ocorre após a inflação da zona do euro cair para o recorde mínimo de 0,7% em janeiro (Thomas Peter/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2014 às 16h23.

Frankfurt - Um assessor econômico da chancelar alemã Angela Merkel alertou os países da zona do euro para o risco de deflação, segundo reportagem do jornal alemão Boersen-Zeitung deste sábado.

"A zona do euro está caminhando a beira de uma zona de deflação e há um perigo real de que ele mergulhe totalmente em um deflação", disse Peter Bofinger, membro do conselho de assessores econômicos do governo alemão.

A advertência do assessor ocorre após a inflação da zona do euro cair para o recorde mínimo de 0,7% em janeiro, o que provocou temores de um impacto negativo no futuro. Muitos economistas apontam o declínio dos preços como prejudicial para a economia.

O Banco Central Europeu (BCE) "teria que alcançar uma flexibilização quantitativa para evitar a deflação definitivamente" e comprar títulos do governo, afirmou o assessor.

O desemprego recorde na zona do euro é a principal razão para a desaceleração de preços, observou Bofinger. "Isso seria muito perigoso se o euro subir ainda mais" frente a outras moedas, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaInflaçãoPaíses ricosPersonalidadesPolíticosZona do Euro

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China