Economia

Ásia e Europa destacam incertezas para crescimento mundial

Ainda assim, os dirigentes asiáticos e europeus manifestaram confiança na capacidade da Europa para sair da crise da dívida

Cerimônia de encerramento do encontro entre dirigente europeus e asiáticos em Vientiane, Laos, em 6 de novembro
 (Hoang Dinh Nam/AFP)

Cerimônia de encerramento do encontro entre dirigente europeus e asiáticos em Vientiane, Laos, em 6 de novembro (Hoang Dinh Nam/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 10h23.

Vientiane - Os dirigentes asiáticos e europeus, reunidos no Laos, reconheceram nesta terça-feira que "incertezas substanciais" pesam no crescimento mundial, mas manifestaram confiança na capacidade da Europa para sair da crise da dívida.

Os quase 50 líderes dos dois continentes destacaram que o "crescimento mundial desacelerou e persistem incertezas substanciais" que ameaçam os dois blocos, segundo o comunicado da reunião, publicado após dois dias de encontro.

Os dirigentes "esperam que a economia europeia se recupere progressivamente e saúdam as medidas tomadas pela União Europeia e seus Estados membros para tratar o problema".

Na reunião celebrada em Vientiane, capital do Laos, a União Europeia se esforçou para convencer as economias asiáticas de que mantém sob controle a crise da dívida e pediu aos sócios que façam mais para contribuir ao crescimento.

Várias vozes, em especial do lado europeu, pediram que medidas protecionistas sejam evitadas, defendendo a promoção do comércio entre dois blocos cada vez mais interdependentes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaCrises em empresas

Mais de Economia

Quando Trump quiser conversar, 'Lulinha paz e amor' estará aqui, diz presidente brasileiro

Open Finance já tem 70 milhões de contas e avança para portabilidade de crédito, diz Galípolo

Sem citar Trump, Lula diz que comércio internacional é usado para 'coerção e chantagem'

Governo tem déficit de R$ 59,1 bilhões em julho, segundo pior resultado da história para o mês