Economia

As principais notícias de economia da semana – 09/08

Inflação e renda do brasileiro marcaram a semana


	Supermercado: inflação apresentou variação de 0,03% em julho; foi o resultado mais baixo desde julho de 2010
 (spijker/Creative Commons)

Supermercado: inflação apresentou variação de 0,03% em julho; foi o resultado mais baixo desde julho de 2010 (spijker/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2013 às 17h00.

São Paulo – Nessa semana, a divulgação da inflação do mês de julho foi comemorada. O índice, de 0,03% no mês, levou a inflação em 12 meses a 6,27%, abaixo do teto da meta.

Já no campo do salário mínimo, a notícia não é positiva. O cálculo feito mensalmente pelo Dieese para descobrir qual seria o salário mínimo necessário continua mostrando uma grande diferença entre o ideal e o real.

Veja as principais notícias de economia da semana:

Inflação comemorada

Em julho, a inflação oficial do governo, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou variação de 0,03%. Foi o resultado mais baixo desde julho de 2010 (0,01%). Considerando os últimos doze meses o índice foi para 6,27%, abaixo do teto da meta de inflação, 6,50%. Alimentação e bebidas e transportes e vestuário registraram variação negativa no mês.

A presidente Dilma afirmou que não houve uma queda, "mas um mergulho da cesta básica em 18 capitais" e que a desaceleração da alta dos preços "é uma maravilha". Para o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o indicador mostra que a inflação sempre esteve sob controle.

Mas isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, segundo o ministro. Mantega afirmou que a inflação tem uma sazonalidade e está tendo um comportamento normal agora no país. A expectativa da equipe econômica é de que a inflação de 2013 seja menor do que a de 2012.

A renda da classe média cresce...

A renda per capita das famílias brasileiras cresceu 3% ao ano em uma década (entre 2001 e 2011). A renda passou de 591 reais para 783 reais. Para o segmento da classe média, o ritmo de crescimento superou os 4% ao ano, com valor (576 reais) 50% acima do registrado dez anos antes (382 reais).


Estudo do governo mostra que o aumento da renda per capita se deve, em parte, às novas oportunidades de trabalho e também às transferências públicas. Apesar das melhorias, o levantamento mostra que ainda é alta a rotatividade no mercado de trabalho brasileiro.

...Mas a nova classe média fica fora dos aviões

O ritmo lento da atividade econômica brasileira foi apontado como o principal fator para a queda no número de passageiros nos aeroportos no primeiro semestre. O nível de endividamento das famílias também teria comprometido a renda destinada a produtos e serviços que não são considerados essenciais.

E o salário mínimo, segue mínimo

Mensalmente, o Dieese calcula qual deveria seria o valor do salário mínimo necessário para suprir as necessidades básicas dos brasileiros. Segundo o cálculo desse mês do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o salário mínimo deveria ser de 2.750,83 reais.

O valor referente ao mês de julho é menor do o que cálculo de junho, de 2.860,21 reais. Ainda assim, o total é 4,06 vezes maior que o salário mínimo em vigor no Brasil, de 678 reais. 

Crescimento de 2%?

A euforia internacional com o Brasil definitivamente não é mais a mesma. A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) lembrou que o Brasil acompanhava economias de rápido crescimento como Índia e China mas agora o cenário mudou. A agência diz que crescimento "modesto" deve se repetir pelos próximos três anos. A projeção da S&P é que o Brasil cresça 2% em 2013 e uma média de 2,6% ao ano nos próximos anos.

Na China, o desemprego...

Na China, cerca de 50% dos universitários recentemente graduados não encontram emprego, segundo um relatório do Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social do país. Estima-se que mais de três milhões de estudantes, prestes a se graduarem, terão dificuldades para encontrar trabalho.


Por lá, os fatores que levam a isso são o arrefecimento do crescimento econômico do país, a demanda por mão de obra operária e não universitária.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o número de norte-americanos que solicitaram novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou na semana passada, mas ainda assim ficou perto do menor nível desde a crise que eclodiu em 2008.

... E no Japão, a dívida

Supera um quatrilhão a dívida do governo central do Japão. As dívidas pendentes do governo central totalizaram 1,009 quatrilhão de ienes no segundo trimestre. A dívida do governo central japonês é a mais alta entre as economias industrializadas - é a única acima de 200% do PIB.

BC tenta segurar o dólar

Hoje o Banco Central realizou uma operação de swap cambial (transação semelhante à venda de dólares no mercado futuro) que totalizou 993,9 milhões de dólares. A operação é uma tentativa do BC de segurar a alta do dólar.

O Itaú Unibanco divulgou a revisão de algumas de suas projeções para a economia brasileira em 2013 e 2014. A projeção para a taxa de câmbio foi revisada de 2,18 reais por dólar no final deste ano e do próximo para 2,30 e 2,40, respectivamente.

Mantega dá sua opinião sobre a Grécia

Na semana passada, o Ministro da Fazenda desautorizou o posicionamento do representante brasileiro no FMI, Paulo Nogueira Batista, sobre a Grécia. Nessa semana, em que Batista esteve no Brasil, após chamado do Ministro, Mantega fez algumas críticas ao programa de resgate grego.

Na semana passada, Mantega afirmou que telefonou para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, para falar sobre o incidente e mudar o voto de Nogueira. Em nota, o ministério afirmou que o Brasil defende que "os programas de resgate à Grécia e outros países da periferia da área do euro precisam ser revistos e aperfeiçoados de modo a dar melhores condições de recuperação a esses países". 

Acompanhe tudo sobre:DieeseInflaçãoSalário mínimo

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional