Economia

Argentina restringe exportações de carne bovina

País ainda é um dos principais exportadores de cortes de carne bovina, apesar da redução das exportações nos últimos anos


	Carne: governo restringe há anos as exportações de carne, milho e trigo para garantir o abastecimento local
 (Joe Raedle/Staff/Reprodução)

Carne: governo restringe há anos as exportações de carne, milho e trigo para garantir o abastecimento local (Joe Raedle/Staff/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 09h21.

Buenos Aires - As principais entidades agrícolas da Argentina disseram que o governo federal restringiu as exportações de carne bovina, em um novo capítulo na luta de anos entre a indústria e a presidente Cristina Kirchner.

Porta-vozes do governo contatados pela Reuters não forneceram informações sobre a possível interrupção dos embarques da Argentina, que ainda é um dos principais exportadores de cortes de carne bovina, apesar da redução das exportações nos últimos anos.

"A Confederação Rural Argentina (CRA) rejeita a medida do governo nacional para interromper as exportações de carne bovina, sendo mais uma medida estranha, errada e negativa para todo o setor agrícola", disse a associação de produtores em um comunicado de imprensa.

O governo federal restringe há anos as exportações de carne, milho e trigo para garantir o abastecimento local de alimentos e evitar aumentos de preços em um país que sofre com alta inflação de mais de 30 por cento ao ano, segundo estimativas privadas.

"Mais uma vez assistimos a mesma decisão autoritária para, na prática, bloquear as exportações de carne, medida que foi o início da crise no setor em 2006", disse a Sociedade Rural Argentina (SRA), por meio de um comunicado.

Em 2013, a Argentina exportou 201.688 toneladas de carne bovina no valor de 981 milhões de dólares, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Nos primeiros seis meses de 2014, 84.453 toneladas foram embarcadas, no valor de 437 milhões de dólares.

Em 2005, o último ano em que as exportações não foram limitadas, de acordo com os sindicatos do setor, as exportações do país sul-americano haviam totalizado 771.427 toneladas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorExportaçõesIndústriaArgentina

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE