Economia

Argentina intensifica controles às importações

Controles às importações fizeram com que governos e setores industriais de seus parceiros no Mercosul e de outros países manifestassem preocupação

Técnicos tirarão fotografias da carga dos contêineres, que se juntarão à declaração aduaneira para audição pelas áreas centrais da Afip (Justin Sullivan/Getty Images)

Técnicos tirarão fotografias da carga dos contêineres, que se juntarão à declaração aduaneira para audição pelas áreas centrais da Afip (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 21h53.

Buenos Aires - A Argentina anunciou nesta terça-feira uma intensificação dos controles às importações para proteger sua indústria local, uma política que gera queixas nos países vizinhos pelos impedimentos a entrada de seus produtos.

A Administração Federal de Receita Pública (Afip) disse em comunicado que estabeleceu 'novas medidas para fortalecer os controles em tempo real relacionados com a verificação física e o valor das operações de importação', que se somam à medida iniciada em fevereiro, do sistema de declaração antecipada das importações.

Para isso, o Fisco argentino explicou que formou um novo esquema de controle integrado por uma 'equipe multidisciplinar' de profissionais técnicos que extrairá mostras das mercadorias a importar para sua análise.

Além disso, os técnicos tirarão dez fotografias da carga dos contêineres, que se juntarão à declaração aduaneira para audição pelas áreas centrais da Afip.

'Com esta medida pretendemos conseguir um regime comercial mais seguro e transparente, que proteja a indústria nacional e favoreça o modelo de desenvolvimento produtivo com inclusão social e sustento do emprego registrado', disse o Fisco.

Os controles às importações iniciados na Argentina fizeram com que governos e setores industriais de seus parceiros no Mercosul (Brasil, Paraguai e Uruguai) e de outros países manifestassem sua preocupação pelos impedimentos para ingressar seus produtos no mercado argentino. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércio exteriorImportaçõesMercosul

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto