Economia

Argentina discutiu mecanismo de swap cambial com China

Swap permitirá que a Argentina fortaleça suas reservas em moeda estrangeira ou pague por importações da China com o iuane


	Buenos Aires: governo receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bi de dólares neste ano
 (Daniel Garcia/AFP)

Buenos Aires: governo receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bi de dólares neste ano (Daniel Garcia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 09h43.

Buenos Aires - O presidente do banco central da Argentina, Juan Carlos Fabrega, se reuniu com o chefe do BC chinês no domingo para discutir como um swap cambial valendo bilhões de dólares será colocado em ação, disse a autoridade monetária argentina.

O swap permitirá que a Argentina fortaleça suas reservas em moeda estrangeira ou pague por importações da China com o iuane em um momento em que receitas fracas com exportações e uma moeda enfraquecida colocaram as reservas de moeda estrangeira do país sob intensa pressão.

O jornal La Nacion publicou que o governo de Buenos Aires receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bilhão de dólares antes do final do ano, sem dizer como obteve a informação.

Isso fará parte de um empréstimo de 11 bilhões de dólares no total assinado pela presidente Cristina Kirchner e sua contraparte chinesa em julho, pouco antes da Argentina entrar em default pela segunda vez em 12 anos.

Em seu comunicado, o banco central da Argentina não fez referência ao cronograma.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaÁsiaChina

Mais de Economia

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública

O que diz a proposta do governo sobre taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês; entenda